carregando
logo

Artigo

ARAPUTANGA – 140 dias de seca e população começa a “clamar” por chuvas

home access_time chat_bubble_outlineCidades
FONTE

No período 18 de abril a 05 de setembro/2024 a população já viveu dias secos, poeira, frio, baixa umidade e, para completar o quadro adverso, intensas queimadas tomaram conta da região.

por - Sebastião Amorim - Desde o último registro de chuva, em 17 de abril de 2024, Araputanga e região tem enfrentado um cenário climático desolador. Nesta quinta-feira, 5 de setembro de 2024 chegamos a 141 dias sem precipitações, uma combinação de fatores que coloca as pessoas em um quadro de dificuldades respiratórias, que talvez, usando a hipérbole, possa ser descrito como “infernal”.

QUALIDADE DO AR

Oficialmente a reportagem não encontrou estatísticas quanto à qualidade do ar, em 2024. A última informação disponível,  na esfera Estadual, é de fevereiro de 2023. Se os fatos estão sendo medidos e registrados, ainda não foram tornados públicos, todavia, como se sabe, o efeito conjunto da seca prolongada, das baixas temperaturas, da baixa umidade e das frequentes queimadas está gerando um impacto devastador, especialmente na saúde das pessoas mais vulneráveis, a exemplo de crianças e idosos.

QUANDO A CHUVA VOLTARÁ?

Se a seca se prolongar como aconteceu em 2023, quando só voltou a chover no dia 20 de dezembro, então ainda teremos muitos dias difíceis; todavia, há previsões para que alguma chuva ocorra até o final deste mês.

QUE NAS TORNEIRAS, NÃO FALTEM ÁGUA

No horizonte, o sol aparece pálido e sua luz está bastante ofuscada pela fumaça. Apesar da seca, uma coisa parece certa; por enquanto o grito de falta d’água ainda não ocorre como ocorreu em 2023. Quiçá tal cenário horroroso, jamais volte a ser registrado em nossa cidade.

MATÉRIAS RELACIONADAS

ARAPUTANGA - Chuva intensa 'testou' capacidade dos bueiros celulares, entregues ontem

CHUVA-TESTE – Bueiros celulares duplos evitaram transbordamentos em Rua e Avenida de Araputanga

LEIA TAMBÉM

OPINIÃO 4 – Os políticos têm projeto para resolver a falta d’água em Araputanga?

ESTIAGEM SEVERA – Seca leva peixes à morte no Córrego Água Clara